Gestão empresarial: conheça mais sobre esse conceito tão importante nas organizações
Independente do tamanho do seu negócio, seja uma microempresa ou uma multinacional, é fundamental aplicar importantes conceitos de gestão empresarial. Até porque, para destacar-se em um mercado cada vez mais competitivo, sua empresa precisa ter uma boa gestão.
Mas afinal, o que é a gestão? Muitas pessoas atribuem um significado muito simples ao termo. Mas a verdade é que, para gerir não basta apenas possuir um cargo de gestor. A responsabilidade é muito mais ampla do que parece.
Por isso, aprender sobre esse ramo é fundamental. Gestores, colaboradores e até mesmo futuros empreendedores devem estar ligados nas mais eficazes estratégias de gestão, uma vez que, sem elas, administrar um negócio pode se tornar uma tarefa bem mais difícil, deixando as metas a serem atingidas cada vez mais distantes.
O que é gestão?
De modo objetivo, gestão é o ato de administrar e gerir recursos, pessoas ou qualquer tipo de objeto que possa ser administrado a fim de atingir um objetivo, seja ele em benefício próprio ou de uma organização. O termo foi estudado e definido por diversos autores desde a revolução industrial, e até hoje seus significados permanecem os mesmos nas áreas de estudo da administração, embora com leves divergências.
Taylor, por exemplo, define gestão como a “arte de saber o que fazer e quando fazer e ver que aquilo foi feito da melhor e mais barata forma possível” em seu livro “Princípios da Administração Científica”. Já Henri Fayol adota uma definição mais objetiva do termo, como o ato de “prever e planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar”. Enfim, são inúmeros os estudiosos que se aventuraram em se aprofundar nesse mundo. Mas independente da definição que você mais se identifique, é possível compreender por que o conceito é amplamente aplicado no meio empresarial, onde cabem aos gestores administrarem os recursos da empresa para atingir metas de modo eficaz.
Resumindo, podemos definir a gestão de empresas como a junção das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar a companhia da maneira mais eficiente possível gastando o mínimo de despesas.
Quais são as principais áreas da gestão?
Por estar diretamente ligada com a administração empresarial, uma gestão de sucesso exige a harmonia entre diversos setores de um negócio, esses que também devem apresentar gestão própria. Exemplificando de maneira muito simples: é como se o marketing, o comercial, os recursos humanos e o financeiro de uma empresa fossem engrenagens girando em conjunto, garantindo o funcionamento correto de uma peça muito maior. Pensando nisso, vamos exemplificar melhor os 6 setores da gestão de uma empresa, de acordo com Fayol:
Gestão Financeira: essa área é destinada a gerir todos os recursos financeiros da organização. Assim, cabe a gestão financeira gerir os investimentos, gastos e demais movimentações de dinheiro da empresa.
Gestão de Contabilidade: atuando diretamente com a gestão financeira, cabe a contabilidade tratar dos tributos, folhas de pagamento e demais competências da área.
Gestão de Produção: é nesse setor que é gerida a produção da empresa, seja de um produto ou entrega de um determinado serviço, o objetivo é atingir as metas o mais rápido com o menor gasto possível.
Gestão de Segurança: garantir a segurança de seus colaboradores e do seu negócio em si é fundamental. É aí que a gestão da segurança entra, garantindo que a produção e o pessoal dentro e fora da empresa possam realizar suas atividades de modo seguro.
Gestão Comercial: essa área tem o objetivo de gerir todas as atividades de relacionamento com o cliente, voltadas a ações de vendas e varejo no geral.
Gestão Administrativa: essa gestão é responsável por coordenar todas as outras áreas citadas acima, garantindo seu funcionamento harmônico e eficaz, assim como o funcionamento da empresa como um todo.
Essas seis áreas compõe a famosa Teoria Geral da Administração, de Henri Fayol. É claro que abordamos apenas a ponta do iceberg com essa introdução a gestão de empresas. Ainda há muito conteúdo a ser explorado e estudado para garantir um bom entendimento da gestão eficaz. Fique ligado no nosso blog para aprender mais sobre conceitos importantes no cotidiano de empresas e ações relevantes para engajar seus colaboradores.