Gestão de pessoas: saiba tudo sobre esse pilar fundamental na gestão empresarial
Uma equipe de colaboradores motivada é a peça chave para o bom funcionamento da empresa. Afinal, são eles que contribuem para uma boa cultura organizacional, alavancando o crescimento da organização. A boa gestão exige estratégias bem definidas, traçadas com base nos pilares básicos da gestão de empresas.
Afinal, não basta fornecer aos colaboradores chaveiros, canetas e outros brindes e achar que está fazendo uma boa campanha de endomarketing e engajando sua equipe. Por isso, preparamos esse artigo especialmente para você que quer saber mais sobre como aproveitar da melhor forma os talentos da sua empresa.
Primeiro, o que é gestão de pessoas?
É uma das principais atividades exercidas na gestão empresarial. É uma prática que envolve todas as ações relacionadas ao desenvolvimento profissional dos colaboradores. Ou seja, é a área responsável por cuidar desses colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
É importante, no entanto, não confundir as atividades de gestão de pessoas com as atividades de recursos humanos. Enquanto a primeira tem seu foco na qualidade de vida dos funcionários dentro da organização, a segunda precisa lidar com atividades mais burocráticas. Basicamente, é uma área bastante abrangente, que engloba atividades do RH e do departamento pessoal.
Qual é a importância da gestão de pessoas?
Agora que você já entendeu mais sobre o conceito, deu pra perceber que vale a pena investir em uma boa estratégia, não é mesmo? Em primeiro lugar, investir no desenvolvimento do seu time é o segredo para atrair e reter talentos dos mais diversos tipos, garantindo uma equipe pronta para lidar com qualquer tipo de demanda – e resolver problemas.
Também contribui para a construção de uma cultura organizacional forte e saudável, que por sua vez está diretamente ligada ao desempenho e produtividade da equipe. Assim, em um ambiente produtivo, torna-se mais fácil atingir as metas e potencializar os resultados.
Além de tudo isso, boas práticas nessa área promovem respeito, empatia, boa comunicação, transparência e até influencia na imagem da empresa para seus clientes. Resumindo o que vimos até aqui, a gestão de pessoas pode apresentar inúmeros benefícios para a organização:
- Atração e retenção de talentos diversos;
- Aumento do comprometimento com a organização;
- Auxílio no cumprimento de metas;
- Melhora do engajamento dos colaboradores com a empresa;
- Cria um ambiente de trabalho saudável, seguro e transparente;
- Promove o respeito e a empatia entre as pessoas;
- Melhora a competitividade da empresa em relação às outras;
- Ajuda na criação de uma imagem de marca forte e única.
Como usar os 5 pilares da gestão de pessoas
Para colocar tudo isso em prática, não basta apenas realizar ações sem uma estratégia ou planejamento bem definido. É preciso saber que, cada empresa possui suas particularidades e diferentes culturas organizacionais. Assim, deve-se primeiro compreender quais são as necessidades da sua empresa e de seus colaboradores, para então definir metas e tomar medidas. Para garantir que suas estratégias sejam eficientes, é necessário embasá-las nos 5 pilares da gestão de pessoas, que você pode conferir a seguir:
1 - Motivação:
Como já mencionamos diversas vezes acima, a motivação é a base de todo esse processo. Por isso, é considerado um dos principais pilares. Assim, é imprescindível que toda estratégia comece por aqui. Existem diversas formas de garantir que seus colaboradores fiquem motivados. Primeiro, é necessário que cada um saiba seu papel dentro da organização. Depois, basta aplicar a melhor estratégia de acordo com o nicho ou tamanho do seu negócio.
As opções aqui são muitas, você pode motivar seus colaboradores com bons benefícios, bonificações de acordo com metas cumpridas, planos de carreira e crescimento dentro da empresa, fornecer feedbacks contínuos e até mesmo eventos internos e confraternizações da empresa.
2 – Comunicação:
A comunicação eficiente é outro fator importantíssimo para engajar sua equipe. Afinal, torna-se difícil bater as metas da empresa quando a comunicação não é clara o suficiente ou as vezes nem existe. Atualmente muitas empresas ainda não investem na comunicação interna da forma que deveriam, resultando em equipes sem proximidade e segurança para realizar suas funções.
Portanto, é fundamental que a empresa defina canais de comunicação claros e eficazes, para que a gestão possa se comunicar com as equipes e vice-versa. As informações devem ser passadas de forma transparente e objetiva, garantindo que todos recebam a mensagem da mesma forma. Uma empresa com boa comunicação garante que seus colaboradores não tenham medo de expor suas ideias e ajuda a prevenir problemas.
3 – Trabalho em equipe:
Promover o trabalho em equipe também deve ser sempre uma prioridade para a liderança. Afinal, essa é a melhor forma de unir talentos diversos em prol do cumprimento de uma determinada meta. Ao estimular a cooperação entre colaboradores com diferentes capacidades, é possível atingir objetivos muito mais rápido, resolver problemas de maneira eficaz e ainda promover a criação de um ambiente de trabalho mais harmonioso com um bom clima organizacional.
É importante que líderes e gestores incentivem a interação entre as equipes ao atribuir as mesmas atividades para o mesmo grupo de pessoas, como também estabelecer metas coletivas para esse grupo. Assim, o esforço deixa de ser individual e torna-se coletivo. Isso não quer dizer para você substituir todas as atribuições individuais por atividades em grupo. Afinal, cada colaborador precisa ter suas próprias demandas para crescer profissionalmente. Mas, é sempre bom intercalar demandas individuais e em grupo para garantir o melhor uso dos talentos da equipe.
4 – Treinamento e desenvolvimento
A gestão de pessoas também deve investir em capacitar seus colaboradores. Essa é uma ótima forma de melhorar cada vez mais os talentos individuais de cada profissional. Oferecer boas práticas de desenvolvimento pessoal é uma boa estratégia para reter esses talentos na empresa, além de desenvolver suas habilidades e garantir resultados ainda mais satisfatórios.
Mas não basta apenas oferecer treinamentos esporádicos a cada 5 ou 6 meses. É fundamental apresentar um bom planejamento de treinamento a fim de torná-lo eficaz. Muitas empresas usam plataformas de cursos online e até oferecem bolsas auxílio para graduações e pós-graduações. Seja qual for a sua escolha, é fundamental oferecer capacitações que estejam alinhados tanto com os objetivos da organização quanto com os talentos e habilidades do colaborador.
5 – Gestão de competências
Diretamente ligada com o item anterior, a gestão de competências não deve ser esquecida ao gerir suas equipes. Cabem aos líderes e gestores identificarem nos colaboradores as habilidades e competências que ainda precisam ser desenvolvidas. Mas atenção, isso não significa repreender o funcionário por não apresentar habilidades específicas para determinada função. Todos têm seus talentos individuais a serem explorados e novas competências a desenvolver.
Mais vale investir nas habilidades de um colaborador do que procurar o profissional que faz tudo. Só é importante lembrar que as competências exigidas devem ser de acordo com as atribuições da função e dos objetivos da organização, afinal, ninguém tem interesse em aprender o que não vai gerar resultado.
Conclusão
Nesse artigo, pudemos revisar alguns pontos fundamentais da gestão de pessoas. É possível criar um clima organizacional saudável, com colaboradores motivados e equipes engajadas, focadas no crescimento da empresa. Ao aplicar essas boas práticas, você garante que seus times estejam em constante desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.