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23/01/2025

Calendário 2025: fique atento nas principais datas comemorativas do ano

Em janeiro, uma das etapas mais importantes ao estruturar o planejamento anual da sua empresa é organizar o calendário de datas comemorativas. Afinal, aproveitar as sazonalidades da maneira correta é uma excelente oportunidade para desenvolver campanhas bem direcionadas e praticar boas ações de endomarketing. Assim, além de atrair novos clientes e fidelizar os antigos, você ainda engaja seus colaboradores e os mantém sempre motivados.

 

Ainda assim, seguir um calendário sazonal pode ser um desafio até mesmo para grandes empresas, uma vez que novas tendências e pautas importantes surgem todos os anos. É por isso que suas equipes de marketing e recursos humanos devem estar sempre atentas nessas mudanças e, principalmente, saibam aproveitá-las da melhor forma para seu negócio. 

 

Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal... a lista de épocas importantes nunca para de crescer. Por isso, se você ainda não organizou suas ações promocionais para 2025, é hora de começar a montar esse planejamento. Para te ajudar, montamos uma lista completa com as datas que sempre atendemos por aqui (ou seja, são os períodos mais procurados pelas empresas). Continue a leitura e descubra como suas equipes podem melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e conquistar novos públicos com as principais campanhas e tendências para esse ano.

 

Janeiro - Ano Novo (1)

 

O primeiro mês do ano pode ser um período menos movimentado para os negócios, mas vem com uma oportunidade que passa despercebida por muitas empresas. Aproveite a virada do ano para desejar um bom 2025 para seus clientes com uma mensagem especial, ou melhor ainda, um presente inesquecível. Dessa forma, você destaca sua marca já no começo do ano e garante que sua empresa seja lembrada por seus clientes nos meses seguintes. É a melhor maneira de fidelizá-los para negócios futuros. Esse período é ainda mais importante caso você não tenha realizado nenhuma ação de fim de ano. 

 

Fevereiro - Valentine's Day (14)

 

O Dia dos Namorados americano é cada vez mais comemorado pelos brasileiros. Aproveite esse mês para promover ações especiais que envolvam a data. Lojistas e outros comércios podem oferecer promoções especiais para presentes. Mas empresas de todos os nichos podem entrar na onda e realizar ações de endomarketing legais com suas equipes - enfeitar o escritório com uma decoração temática e fazer um mural interativo com fotos dos parceiros dos colaboradores é uma ideia divertida, por exemplo.

 

Março - Carnaval (3,4 e 5) e Dia Internacional da Mulher (8)

 

Esse ano, o Carnaval será celebrado nos dias 3, 4 e 5 de março. Por se tratar de uma das comemorações mais queridas pelos brasileiros, também é uma ótima oportunidade para movimentar o escritório! Assim como no Valentine's Day, uma decoração festiva vai divertir seus colaboradores. Aproveite essa decoração para ser palco de outra ideia muito legal: o tradicional concurso de fantasias de Carnaval! E, claro, um bom happy hour temático vai animar suas equipes já no começo do ano. Ele pode ser em um lugar fora da empresa ou até mesmo dentro do escritório - surpreenda seus colaboradores com um kit happy hour de petiscos e doces para confraternizarem juntos durante o dia. O importante é investir em bons momentos de descontração, melhorando o humor e o clima no ambiente de trabalho.

 

Já o Dia Internacional da Mulher é uma data que aborda pautas extremamente importantes na sociedade. Então, aproveite para fugir do clichê e promova campanhas que falem sobre a luta feminina com autenticidade. Afinal, esse período celebra as conquistas das mulheres ao longo da história, então faça questão de mostrar como o time feminino é importante para o crescimento da empresa. Homenageie suas colaboradoras com presentes criativos que não reforcem padrões machistas. Esse também é o momento ideal para promover ações que incentivem discussões sobre identidade de gênero, assédio e machismo no ambiente de trabalho: realize palestras, rodas de conversa e momentos de confraternização entre as mulheres do escritório.

 

Abril - Páscoa (20)

 

Para quem trabalha com chocolates e doces no geral (em especial, os artesanais), é uma das datas mais importantes do ano. Empresas do nicho devem aumentar a produção e preparar o estoque - é importante planejar as campanhas com antecedência e promover promoções para atrair seu público. No geral, todas as empresas podem aproveitar a data para presentear seus colaboradores com uma lembrança especial: nessa época, chocolates são sempre a opção mais procurada, então experimente presentes com ovos, barras de chocolate e bombons recheados, eles vão adorar!

 

Maio - Dia das Mães (11)

 

Uma das épocas mais movimentadas do primeiro semestre do ano, o Dia das Mães deve ser bem explorado por varejistas de todos os nichos. Aposte em promoções mais agressivas para vender mais e aumentar o faturamento. Também, assim como o Dia das Mulheres, é uma data que aborda discussões relevantes no cotidiano delas, como maternidade, rede de apoio, mães no trabalho remoto e conciliação da vida profissional com o papel de mãe. 

 

Logo, é o momento de investir em campanhas que tenham impacto real no dia a dia de suas colaboradoras - reconheça o amor, carinho e dedicação que elas têm com seus filhos. Homenageie as mães do escritório com presentes especiais de relaxamento. Ao proporcionar momentos de lazer com produtos de autocuidado, você garante que sua ação será verdadeiramente especial e será lembrada com carinho.

 

Junho - Dia dos Namorados (12) e Festa Junina (24)

 

Agora é hora de comemorar o Dia dos Namorados brasileiro. Ainda mais que no Valentine's Day, consumidores sempre esperam boas promoções nessa data. Invista em campanhas de marketing assertivas para atrair os apaixonados e vender presentes especiais. Assim como sugerimos no Valentine's Day, promova ações que engajem seus colaboradores e seus parceiros - uma confraternização com casais ou um voucher para usar em um bom restaurante para um jantar romântico são ótimas ideias para deixá-los felizes nesse dia.

 

Outra data que não pode ficar de fora do seu planejamento no mês de junho é a Festa Junina. O Dia de São João é comemorado oficialmente dia 24, porém o mês todo (e julho também) é palco de diversas celebrações no país. Assim como o Carnaval, esse é um período muito querido pelos brasileiros, então deve estar na mira das suas equipes de marketing. O clima animado e divertido da festa é perfeito para aproveitar com os colaboradores! Enfeitar o escritório com uma decoração temática e colorida é novamente uma ideia a ser considerada. Melhor ainda, promova um arraiá inesquecível com a equipe, com comidas e bebidas típicas da época (que são sempre deliciosas), músicas animadas e danças ao redor da fogueira. Se você tem colaboradores em home office, um arraiá online também funciona! Envie nossos presentes temáticos recheados de guloseimas diretamente na casa de cada um e veja o resultado – todo mundo ama!

 

Agosto - Dia dos Pais (10)

 

Assim como no Dia das Mães, cuidado com os clichês. O Dia dos Pais é o momento de celebrar essa figura tão importante nas famílias, que cuida, guia e protege. Logo, não deixe promover campanhas que abordem diferentes tipos de paternidade para alcançar mais pessoas. Realize dinâmicas com os pais do escritório, promova ações junto com seus filhos e aborde os temas relacionados em palestras especiais. Os presenteie com cestas de cafés gourmet, chocolates gostosos ou até mesmo bebidas alcoólicas sofisticadas. Uma ideia legal é selecionar produtos que eles possam compartilhar e aproveitar junto de seus filhos, estimulando um momento de lazer e interação que será lembrado.

 

Setembro - Dia do Cliente (15)

 

Outra data que ganhou bastante destaque nos últimos anos é o Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro. Porém, o mês inteiro virou palco para essa celebração, e ficou popularmente conhecido como mês do cliente. Como o nome já sugere, esse é o momento de agradecer e valorizar quem mais faz seu negócio crescer, seus clientes. Sempre atendemos empresas que presenteiam seus melhores clientes em setembro, assim, não poderíamos deixar de fixar essa data nesse calendário. Varejistas podem realizar promoções e campanhas especiais (que podem servir também como teste para a Black Friday). Já empresas de outras áreas podem homenagear seus clientes com um presente exclusivo (que pode ser em qualquer tema e valor), acompanhado de uma mensagem de agradecimento memorável e significativa. Esse é outro dos períodos do ano que oferecem boas oportunidades para fidelização de clientes.

 

Outubro - Dia das Bruxas (31)

 

O Dia das Bruxas também é uma data que nasceu nos Estados Unidos, mas conquistou os brasileiros. Cada vez mais as pessoas comemoraram a data, e empresas de todo o país acham um espaço no calendário para celebrar o Halloween. Se não realizou nenhuma ação no Carnaval, agora é a hora de decorar a empresa com uma decoração assustadora e promover um dia da fantasia no escritório, para que todos possam vestir seus melhores (ou piores) trajes de monstro e confraternizar em um dia descontraído. Surpreenda-os com uma cesta de doces temáticos e guloseimas da época.

 

Novembro - Black Friday (28)

 

Essa é a data mais importante do ano para varejistas e para o e-commerce. Aqui o segredo é se preparar com antecedência, elaborar campanhas de marketing bem direcionadas e ter o estoque preparado. Empresas que vendem produtos ou serviços específicos também podem aproveitar a ocasião, com promoções e descontos especiais. Ninguém fica de fora!

 

Dezembro - Natal (25)

 

E chegamos no Natal novamente! Com certeza a data mais movimentada por aqui, essa é a época preferida das empresas para demonstrar todo o apreço pelo trabalho e esforço dos colaboradores durante o ano. Não só isso, muitas empresas também optam por agradecer seus clientes pela parceria e confiança durante o ano que passou. Afinal, o Natal é a data que celebra a união e momentos especiais com quem nos é importante, logo, não há oportunidade melhor para investir em ações que fortaleçam laços com seus colaboradores, clientes e parceiros. Mostre a eles o quanto são indispensáveis para o sucesso e crescimento da empresa.

 

Aqui, não existe regra para comemorar - cada empresa tem sua tradição para aproveitar o fim do ano da melhor maneira. As mais comuns (e as que sempre funcionam) são: se reunir em uma confraternização mais informal, investir em um grande evento ou surpreender cada colaborador com ótimos presentes. Nós ajudamos com a terceira opção, somos especialistas em ajudar empresas a fortalecerem relações com presentes únicos, personalizados e sofisticados, recheados com produtos premium (que são sempre uma ótima escolha nessa época). Nossa dica é, foque em produtos que possam ser compartilhados com a família dos colaboradores - como vinhos, chocotones, chocolates premium, petiscos artesanais e produtos importados. Assim você transmite todo carinho e cuidado que a empresa tem com os clientes e colaboradores. Não tem forma melhor de dizer obrigado e o próximo ano com o pé direito!

 

Organize seu calendário com antecedência

 

Agora, você já sabe as melhores datas do ano para promover ações que mais vão engajar seu público, então é o momento de começar a planejar. Ter seu marketing e endomarketing bem estruturado (e com antecedência) vai te poupar um tempo precioso mais para a frente. Temos uma equipe preparada para planejar seus presentes corporativos do ano inteiro - é só entrar em contato e descobrir qual a melhor opção para o seu negócio. Elaboramos um planejamento completo com base no seu quadro de colaboradores, orçamento anual e datas desejadas. Nós cuidamos de tudo, e o melhor, quem leva o crédito é você. Te esperamos por aqui!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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