Calendário 2024 - Quais datas comemorativas faltam esse ano?
Com agosto chegando, deixamos julho para trás e nos preparamos para o fim do ano. Apesar de parecer que ainda está longe, o calendário de datas comemorativas costuma passar muito mais rápido nessa época. Por isso, sempre reforçamos a importância de organizar com antecedência o cronograma de ações de endomarketing em datas importantes. Assim, sua empresa não fica para trás quando o assunto é valorizar os colaboradores em momentos significativos em suas vidas e carreiras.
Nessa época do ano, já passamos pelo Dia das Mulheres, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina e agora caminhamos para o Dia dos Pais. Pensando nisso, pode parecer que a maior parte das datas comemorativas importantes já passou, mas na verdade, ainda há muitas boas oportunidades para realizar ações bem legais na reta final do ano. Então, se sua empresa deixou passar algumas dessas datas, não se preocupe! Para ajudar suas equipes de recursos humanos e marketing a se prepararem para o que está por vir, nós separamos as melhores campanhas e tendências para engajar seus colaboradores no 2° semestre de 2024, confira:
Dia dos Pais
Nosso principal assunto no perfil nos últimos dias, o Dia dos Pais no Brasil é comemorado sempre no segundo domingo de agosto. Esse ano, ele será dia 11/08. Essa data nos lembra que o pai não é só quem ajuda a mãe a criar e educar, mas sim a figura heroica de seus filhos, aquele que desde sempre apoia, orienta, inspira, encoraja e protege. E para celebrar essa figura tão importante em nossas famílias, não deixe de homenagear os homens da empresa que exercem esse papel. Aproveite para realizar dinâmicas legais com os pais. Uma ideia muito legal é fazer ações com os filhos. Assim você garante um momento especial para fugir da rotina da semana e ajuda a criar uma lembrança familiar que dificilmente será esquecida. Se pensou em presentear com algo que dure, kits com cafés gourmets, bebidas sofisticadas e bons produtos para barbear vão conquistar os pais do escritório.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é o mês da prevenção ao suicídio, uma campanha que ganhou muita força nos últimos anos. Esse período é fundamental para conscientizar seus colaboradores sobre a saúde emocional no ambiente de trabalho. E, principalmente, sobre a importância de ajuda psicológica profissional em momentos de vulnerabilidade. Experimente falar sobre tópicos importantes como adoecimento mental, clima organizacional negativo, acúmulo de funções, instabilidade financeira, condições de trabalho injustas e/ou insalubres.
Outubro Rosa
Um mês muito importante para as mulheres, o Outubro Rosa é o mês da conscientização e prevenção ao câncer de mama. Então, se sua empresa acabou não realizando uma ação no Dia das Mulheres, essa é uma ótima oportunidade de mostrar seu compromisso social com a saúde das colaboradoras. Afinal, o câncer de mama é uma doença que afeta milhões de mulheres no mundo, sendo o tipo de câncer mais comum entre elas. Assim, aproveite a campanha para incentivar a realização do autoexame e mamografias. Faça parcerias com empresas e organizações especializadas no combate ao câncer de mama, trazendo profissionais da área para ministrar palestras e workshops sobre a saúde das mulheres. Também, invista em presentes com produtos de autocuidado, reforçando a ideia de que se cuidar, nunca é demais.
Novembro Azul
Novembro é o mês mundial do combate ao câncer de próstata. Semelhante ao Outubro Rosa, é um momento de olhar com cuidado a saúde masculina, e engajar a equipe de colaboradores homens do escritório. É essencial pensar em ações que trabalhem inseguranças, quebrem preconceitos e identifiquem a necessidade realizar exames periódicos. Assim como na campanha anterior, busque trabalhar com profissionais qualificados para tratar do assunto e fazer parcerias com consultórios para exames.
Natal e Ano Novo
Com certeza a época mais engajada quando o assunto é realizar ações especiais com colaboradores, o fim do ano é o melhor período para celebrar a união e momentos especiais com a família e amigos. Pensando nisso, não tem oportunidade melhor para fortalecer os laços entre as equipes e a empresa. Mostre a eles o quanto são indispensáveis para o crescimento e sucesso da organização. Você pode investir em uma confraternização mais informal, um grande evento ou ótimos presentes. Cestas recheadas e kits com itens premium são sempre uma ótima escolha nessa época. São agradecimentos com excelentes produtos que agradam a todos os gostos. Principalmente, aqueles que podem ser compartilhados com a família, transmitindo todo carinho e cuidado da empresa também aos familiares do colaborador. Não tem forma melhor de dizer obrigado e reter talentos para o próximo ano.
Ainda dá tempo de planejar suas ações!
Viu só? Ainda existem várias chances de promover campanhas legais na sua empresa. Agora que você já sabe quais as melhores datas do 2° semestre para investir em ações que engajem seus colaboradores, é hora de colocar a mão na massa. E aí vai uma dica de quem trabalha com isso faz tempo, ter seu endomarketing planejado com antecedência vai te poupar um tempo precioso mais para a frente. É por isso que temos uma equipe preparada para planejar seus presentes corporativos do ano inteiro. Mande uma mensagem pra gente para descobrir qual a melhor opção para sua empresa. Nós elaboramos um planejamento completo com base no seu quadro de funcionários, orçamento e datas desejadas. Nós cuidamos de tudo e quem leva o crédito é você!