cartdowneyefacebookfilterheartinfo-barsinfo-cardinfo-packageinfo-truckinstagrammailnextordersprevioussearchtelephonetwitteruserclose
08/07/2025

9 datas comemorativas do segundo semestre para ações com presentes corporativos

O segundo semestre do ano traz uma sequência de datas importantes para seus times de RH e marketing ficarem de olho - datas que são ótimas oportunidades de desenvolver ações estratégicas e criar campanhas para fortalecer laços, valorizar profissionais e mostrar o cuidado da sua empresa com colaboradores, parceiros e clientes.

 

Então, mesmo estando na metade do ano, não se preocupe. Ainda há várias chances de engajar a equipe com essas ações. Para te ajudar com esse calendário, selecionamos abaixo algumas das principais datas comemorativas entre agosto e dezembro que são ideais para ações com presentes corporativos personalizados.

 

De campanhas inteiras como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, até datas específicas como o Dia do Cliente, Dia do Professor, Dia do Psicólogo e Natal, há uma variedade de momentos para agradecer e criar conexões reais com cada público.

 

Dia dos Pais - 10 de agosto

 

Nossa campanha mais movimentada no momento, o Dia dos Pais é uma data que, mesmo sendo familiar, muitas empresas ainda aproveitam o momento para presentear colaboradores que são pais, com presentes afetivos, funcionais e criativos. É uma ação que gera empatia e reforça o clima organizacional. Se está sem ideias, você pode conferir nossas melhores sugestões de presentes personalizados para o Dia dos Pais.

 

 

Dia do Psicólogo - 27 de agosto

 

Esse é o momento de reconhecer o trabalho essencial dos profissionais que cuidam da nossa saúde mental e bem-estar. Um presente simbólico, como um kit relaxante ou produtos personalizados de autocuidado, pode transmitir toda a admiração e gratidão que você quer demonstrar. 

 

 

Logo, o Dia do Psicólogo é especialmente relevante para empresas que valorizam a saúde emocional de seus times. Afinal, psicólogos desempenham um papel essencial tanto em clínicas, escolas e hospitais quanto dentro das próprias organizações — seja como profissionais internos, consultores de clima organizacional ou responsáveis por programas de apoio psicológico.

 

Equipes de recursos humanos e endomarketing devem ficar atentos a esta data para reconhecer o trabalho silencioso, mas transformador desses profissionais, demonstrando respeito e valorização por sua escuta, empatia e dedicação.

 

Dia do Cliente - 15 de setembro

 

O Dia do Cliente é uma das datas mais importantes para empresas que querem reforçar o relacionamento com sua base de consumidores e parceiros comerciais. Muito mais do que uma oportunidade de vendas, esse é o momento ideal para agradecer e fidelizar quem escolheu sua marca ao longo do ano.

 

Profissionais de marketing, comunicação e principalmente customer success devem utilizar essa data como ponto de partida para ações que geram reconhecimento, fugindo de campanhas genéricas e apostando em uma comunicação mais humanizada e próxima. Mostrar que sua empresa se lembra do cliente fora do ciclo comercial é um diferencial poderoso de marca.

 

 

E aqui vai uma dica: ao segmentar o envio por perfil de cliente (por tipo de serviço ou ticket médio, por exemplo) permite ações mais certeiras e alinhadas ao perfil de cada público.

 

Setembro Amarelo - Mês todo

 

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio, e se tornou uma das campanhas mais relevantes dentro do calendário de ações de RH e endomarketing. As empresas têm compreendido a importância de criar ambientes seguros, empáticos e acolhedores, onde o cuidado emocional também é prioridade.

 

Para equipes de recursos humanos, essa é uma excelente oportunidade para sensibilizar colaboradores, promovendo diálogos sobre o tema e implementar ações práticas que mostram que a empresa se importa com cada pessoa além do crachá.

 

Uma maneira legal de trabalhar essa data é envolver a liderança e promover um ambiente onde o colaborador se sinta seguro para falar. Um presente pode ser o ponto de partida para uma cultura mais empática e saudável.

 

Dia do Professor - 15 de outubro

 

Já o Dia do Professor é uma data que carrega um enorme valor, especialmente para instituições de ensino, escolas, editoras, startups educacionais e outras empresas que mantêm relacionamento direto com educadores. Esse é o momento ideal para reconhecer o trabalho de quem forma pessoas, constrói conhecimento e impacta gerações.

 

Para profissionais de RH, marketing educacional ou comunicação institucional, a data representa uma excelente oportunidade para fortalecer vínculos com professores e equipes pedagógicas, demonstrando respeito e gratidão de forma genuína. Mais do que um presente, o que se espera aqui é um gesto que comunique afeto e valorização.

 

 

E não esqueça de valorizar também os bastidores da educação — profissionais administrativos e coordenadores pedagógicos também merecem reconhecimento nessa data. Afinal, eles também vivem a educação todos os dias.

 

Dia do Médico - 18 de outubro

 

O Dia do Médico é uma data essencial para instituições que atuam na área da saúde demonstrarem respeito aos profissionais que dedicam sua vida ao cuidado com o outro. Seja em hospitais, clínicas, operadoras de saúde ou empresas que prestam serviços ao setor. Investir em uma ação nessa data é uma forma de dizer “nós vemos o seu esforço” em um ambiente que frequentemente demanda muito emocional e fisicamente.

 

 

Se a sua empresa atende profissionais da saúde como público final, assim como no Dia do Cliente, considere segmentar o envio por especialidade ou tipo de parceria, tornando a experiência ainda mais personalizada.

 

Outubro Rosa - Mês todo

 

O Outubro Rosa diz respeito ao mês de prevenção ao câncer de mama, e assim como o Setembro Amarelo, é uma das campanhas de saúde mais reconhecidas no calendário corporativo, sendo uma excelente oportunidade para empresas demonstrarem seu compromisso com o bem-estar, a prevenção e o acolhimento das mulheres em seu time.

 

Seus profissionais podem desenvolver ações que estimulem a conscientização sobre esse tema, abordando assuntos como autocuidado, incentivando a realização de exames preventivos e criando um ambiente mais humano e seguro para o diálogo sobre saúde feminina. Além de palestras e rodas de conversa, é comum a entrega de kits personalizados que reforçam visualmente a campanha.

 

Uma dica legal é não limitar as ações ao público feminino — mas sim envolver toda a empresa na campanha para reforçar a cultura do cuidado coletivo e o respeito às pautas de saúde.

 

Novembro Azul - Mês todo

 

Seguindo a mesma linha da anterior, o Novembro Azul é uma campanha voltada ao público masculino, sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata e à promoção da saúde integral do homem, sendo uma data que tem ganho força para ações de bem-estar no segundo semestre do ano. Para empresas comprometidas com a qualidade de vida dos seus colaboradores, aproveite esse período para reforçar que cuidar da saúde também é um ato de coragem e responsabilidade.

 

Empresas têm utilizado esse mês para desenvolver ações internas com foco na informação, prevenção e acolhimento. Ao investir no Novembro Azul, a empresa reforça seu papel social e institucional, além de contribuir para a quebra de tabus em torno da saúde masculina.

 

Natal - 25 de dezembro

 

Fechando com chave de ouro, o Natal é, sem dúvida, a data mais importante para o encerramento do ano nas empresas. É nesse momento que você deve reconhecer todo o esforço dos colaboradores e fortalecer seus laços com clientes e parceiros, expressando toda a gratidão por tudo que construíram juntos ao longo do ano.

 

O mais legal dessa época é - ela oferece inúmeras possibilidades de ações. Um presente bem pensado vai transmitir mais do que apenas afeto — vai reforçar os valores da sua empresa e criar memórias positivas entre os colaboradores (e suas famílias). Investir em kits de fim de ano é uma forma elegante de fechar o ciclo com reconhecimento e começar o próximo com boas energias.

 

 

Se você planeja presentear públicos diferentes, experimente personalizar cada presente por área ou perfil de relacionamento (colaboradores, clientes-chave, fornecedores) e adicione uma mensagem institucional que reflita os valores e conquistas da empresa no ano.

 

Invista em ações que criam conexões

 

As datas comemorativas do segundo semestre de 2025 oferecem incontáveis motivos para presentear — elas representam oportunidades reais de demonstrar que sua empresa valoriza as pessoas em todas as suas relações. Pequenos gestos podem ter um impacto duradouro na cultura organizacional e na imagem da sua marca.

 

Aqui na Casa da Mãe Joana, ajudamos sua empresa a transformar essas datas em ações reais, que entreguem experiências memoráveis - tudo isso com curadoria criativa, exclusiva e alinhada com os seus objetivos. Entre em contato com a nossa equipe e planeje o restante do seu ano! 

 

Leia também:

 

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.